PROCESSO SELETIVO

Locais de provas do concurso da Polícia Militar têm movimentação tranquila

6 JUN 2021 • POR G1 Tocantins • 15h45
Candidatos do concurso da PM fazem provas em escolas estaduais de Araguaína. - Portal O Norte

Os portões dos locais de provas do concurso da Polícia Militar (PM) foram fechados para a realização da primeira etapa do certame, que já foi adiado duas vezes por conta da pandemia da Covid-19. Quase 45 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 1 mil vagas para soldados. O salário inicial dos novos policiais será de R$ 3.330,99.

As provas têm 5 horas de duração e são feitas em 19 cidades do Tocantins e em Brasília (DF). O objetivo é atender candidatos de outros estados e evitar circulação concentrada de pessoas apenas no TO. Os candidatos devem ficar atentos às regras do certame e medidas prevenção ao coronavírus.

Só em Palmas são 24 locais de aplicação. No Colégio da Polícia Militar, que fica na região norte da capital, o movimento do lado de fora era tranquilo e não foram registradas aglomerações. No Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) também havia distanciamento entre as pessoas.

Nos portões das escolas todos os candidatos tiveram a temperatura corporal aferida.

Em Araguaína, no norte do Tocantins, os inscritos fazem a prova enquanto a cidade está em lockdown por conta do aumento de casos de coronavírus. A PM afirmou que os candidatos não vão ter prejuízos com a cidade fechada por conta do decreto.

Do lado de fora do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes os inscritos respeitaram o distanciamento exigido e não houve problemas na entrada.

As provas objetivas e redação terão cinco horas de duração. A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva e o padrão preliminar de respostas da prova de redação deve ocorrer no dia 8 de junho a partir das 19h.

O concurso

O concurso da PM do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais. Confira o edital.

Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. Ao todo, 45.815 candidatos se inscreveram. Este concurso está sendo feito porque o anterior, realizado em 2018, teve as provas anuladas por causa de fraudes.

Veja as cidades que terão provas

Araguaína Araguatins Augustinópolis Axixá do Tocantins Esperantina Ananás Arraias Dianópolis Natividade Paranã Taguatinga Gurupi Palmas Guaraí Miracema do Tocantins Miranorte Paraíso do Tocantins Pedro Afonso Porto Nacional Brasília (DF)