TUA SAÚDE

Dormindo mal? Veja alimentos que auxiliam no combate à insônia

11 JUN 2021 • POR Meio Norte • 16h33
Com a correria do cotidiano, preocupações e ansiedade, a insônia é um problema que afeta cerca de 70 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira do Sono - Reprodução

Triptofano

Os alimentos ricos nesse aminoácido, como o leite, aveia, mel, queijo branco, tomate, kiwi e amêndoas são excelentes no favorecimento da produção de melatonina no organismo, hormônio que regula o sono, além de ajudar na produção de serotonina, substância conhecidamente associada à diminuição de ansiedade.

Magnésio

O mineral está presente no alho, banana, salmão, feijão e espinafre, e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, já que ele diminui os níveis de cortisol - hormônio relacionado ao estresse. Além disso, o magnésio também tem o poder de aumentar a GABA, um neurotransmissor que inibe o funcionamento de todo o sistema nervoso e promove, assim, o relaxamento.

Ômega-3

Considerada uma gordura saudável, ela está presente nas sementes de linhaça e chia, na sardinha, no atum e nas nozes. O ômega 3 possui um importante efeito para redução da inflamação cerebral, o que é fundamental para que nosso cérebro possa adormecer com naturalidade.