FIQUE ATENTO!

Entenda quando a pontada no peito é sinal de alerta para sua saúde

28 JUN 2021 • POR tuasaude • 11h52

Antes de tudo, vamos esclarecer: sentir uma pontada no peito não significa, necessariamente, que existe algo errado com o coração. Por isso, é importante prestar a atenção no momento em que esse incômodo surgiu e se veio acompanhado de outros sintomas.

Existem diversas possíveis causas para a pontada no peito. Vamos conhecer as mais comuns?

A pontada no peito que piora quando você faz esforço físico e/ou dura mais de 20 minutos, tem sintomas como falta de ar, tonturas, suores frios, dificuldade para respirar e dor de cabeça intensa precisa de atendimento de emergência.

Doenças do coração como arritmia, insuficiência cardíaca, inflamação do músculo cardíaco. Nesse caso, você também pode sentir cansaço excessivo, palpitações, respiração acelerada. Infarto do coração, que, em geral, acompanha a pontada no peito em condições bem específicas como hipertensão, dislipidemias, tabagismo. É uma pontada localizada, que irradia a dor para outras partes do corpo. Doenças pulmonares como bronquite, asma ou infecção. A pontada surge do lado direito ou esquerdo do peito e piora quando você tenta respirar mais profundamente. Presença de ácido gástrico no esôfago, por conta de refluxo. Além da pontada no peito, causa sensação de queimação. A úlcera no estômago também pode ter a dor refletida no peito. Inflamação na vesícula, que causa a pontada no lado direito do peito, irradiando na direção do coração. Acontece depois que você se alimenta, principalmente com alimentos gordurosos. Lesões musculares na região peitoral, que acontecem com prática de atividade física ou mesmo depois de carregar peso, também podem causar pontada no peito. A sensação piora com respiração profunda ou quando você gira o tronco. Mais uma das possíveis explicações para o problema é o acúmulo de gases no intestino, que pode “empurrar” órgãos abdominais, causando a pontada no peito.

Ainda que algumas causas pareçam inofensivas, outras podem ser muito graves, com risco de morte. Então, não deixe de procurar o médico para esclarecer o seu caso. Sua saúde vale muito!