NOVO DECRETO

Após enquete online prefeitura libera praias mas limita acesso de turistas

25 JUL 2021 • POR Redação • 10h38

A prefeitura de Pedro Afonso no Tocantins, publicou na sexta-feira (23), um decreto liberando o acesso às praias da região. Segundo o município, a medida foi tomada depois do resultado de uma enquete online onde a maioria dos moradores opinou a favor da liberação de acesso aos rios. O município fica no encontro do rio Sono com o rio Tocantins e concentra algumas das praias mais populares do Estado.

O acesso aos rios dentro dos limites do município estavam interditados desde maio para evitar aglomerações, mas no novo decreto, a prefeitura libera destacando que não se trata de uma temporada de praias, a qual permanece cancelada. 

A prefeitura ressalta que, o município estará atuando através de barreiras sanitárias e fiscalização, para manter o controle do fluxo de pessoas e veículos na região, acrescentando que fica proibida a permanência de veículos nas rampas de acesso aos rios, em especial ao rio Tocantins, sendo permitidas apenas as descidas de veículos para embarque e desembarque de lanchas, barcos, canoas e outras embarcações, cuja lotação máxima deve ser de 50% da capacidade.

O município também proibiu a montagem de acampamentos, tendas e armações, seja para comercializar produtos, seja para intuitos particulares. É permitido apenas uso de guarda-sóis e outras estruturas, com tamanho família, para evitar aglomerações.

A prefeitura ressalta ainda que além da enquete feita com moradores, a queda no número de infectados com a Covid foi observada para autorizar a liberação dos acessos aos rios.

Desde o início da pandemia, Pedro Afonso registrou 2.095 infectados e 28 mortes pela doença.