EVENTO CULINÁRIO

1º Festival Gastronômico de Aguiarnópolis leva chef de cozinha Ruth Almeida de volta às raízes

26 MAI 2022 • POR • 09h55

Em celebração aos 28 anos da cidade de Aguiarnópolis, localizada no Bico do Papagaio, o 1ª Festival Gastronômico de Aguiarnópolis teve início na quarta-feira, 25. A programação segue até o próximo sábado, 28, e conta com palestras, oficinas, cozinha-show, consultorias, espaços de alimentação, exposição de produtos e serviços, pequenos negócios e atrações culturais.

Haverá premiação dos melhores pratos e receitas de prato salgado e doce, de R$ 1 mil a 2 mil. A realização é da Prefeitura de Aguiarnópolis e Sebrae Tocantins com produção executiva da empresa Raízes Gastronômicas. A proposta é incentivar na comunidade local a valorização de produtos do Cerrado, transformando-os em uma gastronomia criativa e atrativa, como mola propulsora do turismo na cidade.

Natural do município, a chef de cozinha Ruth Almeida coordena o festival gastronômico e ministrou oficinas no primeiro dia de programação. “Estar de volta as minhas raízes para fazer o que eu mais amo, que é trabalhar com gastronomia, é um momento de muita emoção, pois foi aqui que ainda criança minha mãe me ensinou a conhecer a riqueza dos nossos produtos do Cerrado”, declarou a chef de cozinha, que deu os primeiros passos na profissão em Aguiarnópolis auxiliando a mãe, Maria José de Sousa Almeida, no fogão a lenha e hoje é reconhecida como a Melhor Chef de Cozinha do Brasil, pelo Prêmio Dolmã 2021.

O cozinha-show será apresentado nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27, por Ruth Almeida na companhia de seus filhos Mateus e Débora, que também seguiram a profissão da mãe e são chefs de cozinha. “Vai ser uma noite em família de muita diversão. Além dos laços familiares, o amor pela gastronomia nos une e a gente leva esse amor com muito bom-humor para o cozinha-show, ensinando as nossas receitas de forma leve e divertida”, complementou Mateus.

O primeiro dia de programação ofereceu oficinas da chef Ruth Almeida a cozinheiras da cidade, que irão expor os produtos alimentícios durante o Festival. “Foi um momento muito emocionante, pois as mulheres que participaram dessa oficina são meninas que brincavam comigo quando eu cresci aqui na cidade e hoje são mulheres que, assim como eu, decidiram se entregar para a paixão da gastronomia. Além da emoção desse reencontro foi bacana contar a minha história, os caminhos que passei desde que saí da cidade ainda adolescente para correr em busca dos meus sonhos”, expressou a chef de cozinha.

O prefeito da cidade, Wanderly dos Santos Leite, afirmou que a proposta é realizar o evento, anualmente. “Temos uma gastronomia muito rica aqui em  Aguiarnópolis e muitos talentos que podem fazer do nosso município reconhecido pelo potencial turístico e gastronômico. Esta é a primeira edição de muitas que ainda virão”, declarou.

O aniversário da cidade de Aguiarnópolis é comemorado no dia 26 de maio. A programação de aniversário traz neste ano o 1ª Festival Gastronômico de Aguiarnópolis, rodeio e atrações culturais, como os cantores Matheus Fernandes e Mariana Fagundes.