CONECTIVIDADE

Vilões do Wi-Fi: 8 objetos que prejudicam o sinal da internet

26 JAN 2023 • POR Internetup • 10h44

Uma das situações mais desagradáveis que podemos enfrentar com a Internet de casa ou escritório é quando, sem motivo aparente, o sinal do Wi-Fi não chega em alguns pontos específicos do imóvel ou até mesmo parece não funcionar bem em lugar nenhum.

Primeiro, é necessário checar se o problema não é com seu provedor de Internet. Caso a sua conexão seja de uma empresa confiável, que ofereça velocidade e estabilidade, há outros fatores possíveis como causa do problema.

Um possível fator que prejudica o sinal de Wi-Fi é a presença de um objeto ou material que atrapalha a sua propagação. Por isso, hoje separamos 8 elementos que podem acabar com a qualidade da sua conexão. Confira!

1. Espelhos

Superfícies de metal são excelentes refletoras de sinal de Wi-Fi. Como os espelhos são normalmente compostos de uma finíssima folha metálica aplicada sobre um vidro transparente, a presença de espelhos perto do roteador pode prejudicar o sinal de Wi-Fi.

O ideal, nesse caso, é mudar o roteador ou o espelho de lugar — de repente até usando esse efeito refletivo ao seu favor, como no “truque da latinha”: usar o que reflete perto do roteador na posição certa, de forma a multiplicar o sinal na direção que você deseja.

2. Aquários

Água é um dos elementos que mais pode interferir na propagação do sinal de Wi-Fi, e quanto maior a quantidade, maior a interferência. Assim, como se pode imaginar, aquários tendem a atrapalhar o sinal da Internet.

Mais uma vez, a solução aqui não é outra senão tirar o aquário de perto do roteador ou vice-versa. 

3. Micro-ondas e dispositivos sem fio

Fornos de micro-ondas emitem ondas de frequência na casa dos 2,4 GHz, a mesma de grande parte das conexões Wi-Fi domésticas e empresariais. Assim também ocorre com quase todo dispositivo sem fio, como telefones, babás eletrônicas, câmeras de segurança, etc.

Dessa forma, operando na mesma frequência do Wi-Fi, esses dispositivos podem prejudicar e muito o sinal da sua Internet. Como mudar dispositivos de lugar não resolverá muito (já que o problema não é o aparelho em si e sim o sinal que ele emite), a solução aqui é diferente.

Compre um roteador dual-band, ou seja, que opera em duas faixas de frequência diferentes, e o configure para operar na faixa de 5 GHz, que foge desse tipo de interferência e normalmente é a melhor opção para usar em qualquer caso.

4. Telas de LCD

Telas de diversos tipos, mas notadamente as de LCD, emitem um tipo de corrente elétrica chamada de corrente harmônica, que acaba causando distorções na onda eletromagnética com a qual a tela trabalha.

Assim, telas LCD podem prejudicar o sinal de Wi-Fi na frequência de 2,4 GHz, principalmente entre os canais 11 e 14 e quando a tela em questão é de um monitor plugado a um notebook.

Nesse caso, a solução seria desligar a tela LCD ou então, preferivelmente, mudar o canal de transmissão do Wi-Fi.

5. Paredes

Como você talvez já tenha percebido, quanto mais paredes no caminho do sinal de Wi-Fi, pior ele é. Isso ocorre pois as paredes absorvem parte do sinal emitido pelo roteador, e, quanto mais maciça a parede (gesso ou concreto, por exemplo), maior a interferência. Paredes de tijolos comuns (vazados) atrapalham menos.

Banheiros também são vilões de propagação do sinal de Internet por conta dos azulejos, que engrossam ainda mais o obstáculo à frequência emitida pelo roteador.

Como não é possível mudar as paredes de lugar a bel-prazer, nesse caso a solução é posicionar melhor o roteador, ou, talvez, comprar um repetidor para reforçar a potência do sinal em alguma área da casa.

6. Cabos desprotegidos

Cabos desprotegidos ou danificados de todo tipo, mas principalmente de antenas parabólicas em geral costumam gerar interferência nas ondas de radiofrequência, prejudicando o sinal de Wi-Fi também.

Caso não seja possível desligar o dispositivo que está usando os cabos ruins, o ideal é substituir a fiação em questão para eliminar a interferência na conexão de Internet.

7. Secadores de cabelo

Secadores de cabelo podem provocar interferência na rede elétrica da sua residência, como se fosse uma “estática”, a qual impacta, por sua vez, na interferência que os cabos elétricos já têm potencial de causar no Wi-Fi.

Assim, não se surpreenda se, enquanto um secador estiver em uso, o Wi-Fi apresentar lentidão ou instabilidade. Nesse caso, o ideal é chamar um eletricista para redimensionar a rede elétrica da casa e reduzir a interferência.

8. Geladeiras e máquinas de lavar roupas

Como já dissemos, a água é inimiga do sinal de Wi-Fi. Geladeiras têm tubulações por onde passa água em seu funcionamento habitual, o que pode causar alguma interferência na Internet; já máquinas de lavar acumulam bastante água durante a operação e podem ser também um obstáculo ao sinal.

É necessário ficar atento à posição desses eletrodomésticos e se eles estão realmente atrapalhando a propagação do sinal de Wi-Fi para outro lugar; se sim, talvez seja o caso de mudar a posição do roteador.