CAMPANHA

Dia D de vacinação antirrábica acontece neste sábado na Capital

6 DEZ 2023 • POR • 11h12
Vacinação é destinada para cães e gatos saudáveis acima de três meses de vida - Luciana Pires

O cuidado com o animal de estimação começa pela saúde. Por isso, no próximo sábado, 9, aqui na Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza o dia D da campanha de vacinação antirrábica. Com o objetivo de garantir proteção a cerca de 30 mil animais, serão disponibilizados 70 locais, das 8 às 17 horas, para aplicação do imunizante. A vacina é gratuita e deve ser feita em cães e gatos a partir dos três meses de vida, desde que estejam saudáveis. A programação completa pode ser conferida abaixo.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

De acordo com o coordenador técnico de animais reservatórios da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Ademilton Guimarães, a vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente nos animais. "A vacina é a principal forma de prevenção dessa zoonose que não tem cura e pode ser transmitida para o ser humano. É uma doença grave que atinge o sistema nervoso central e, sem as devidas precauções, pode levar à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas."

Guimarães recomenda que, para a aplicação da vacina, o responsável leve o cartão de vacina e leve os cães contidos por coleiras, guias e focinheiras em casos de pets bravos e/ou de grande porte, já os gatos devem ser transportados em caixas de contenção para evitar fuga e/ou acidentes com os demais bichinhos. Não há contraindicações de vacinação contra fêmeas grávidas (prenhes) ou em lactação. "Neste caso, a gente só reforça para que o transporte das fêmeas nessas condições seja feito com muito cuidado para evitar o estresse."

Sobre a doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete os mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A doença é transmitida ao homem por meio de contato de saliva de um animal contaminado com mucosas ou ferimentos, como mordeduras e arranhaduras. 

Pontos de vacinação | Sábado, 9 - das 8 às 17 horas

*Prefeitura de Palmas