FISCALIZAÇÃO

Agência de Metrologia inicia a primeira etapa da Operação Especial Dia das Mães

29 ABR 2024 • POR • 10h15
Equipe de Pré-Medidos da Agência de Metrologia fiscaliza produtos cosméticos em estabelecimentos comerciais - Brenda Ramos

Em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Estado, realiza a Operação Especial Dia das Mães, da área técnica de Pré-Medidos.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A ação iniciou dia 24 de abril e vai até o dia 03 de maio, visando assegurar a qualidade das mercadorias, com a fiscalização de produtos que são pré-embalados, ou seja, sem a presença do consumidor. Para tanto estão sendo realizadas visitas de fiscalização a supermercados atacadistas e varejistas, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.

Os técnicos da Agência de Metrologia estão fiscalizando cosméticos, produtos como: shampoo, condicionador, sabonete, entre outros.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior destaca que “a Operação Especial Dia das Mães tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido”, aponta o gestor da pasta.

Saiba mais sobre os produtos pré-medidos

Mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.

A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.