EM MEIO A JULGAMENTOS

Ex-fisioterapeuta de Sinner se manifesta sobre caso de doping

21 JAN 2025 • POR • 13h43
"Interpretações me deixam como único culpado" - Foto: Si.robi/Flickr

O italiano Jannik Sinner é o grande destaque da temporada de tênis, assumindo a liderança do ranking mundial com uma vantagem de mais de 4 mil pontos. No entanto, o jovem de 23 anos enfrenta uma investigação por doping.

Em meio a julgamentos, o desempenho de Sinner pode impactar os palpites na Sportingbet Apostas e a confiança dos apostadores. Saiba como avaliar o melhor momento para apostar e jogue com responsabilidade.

A situação acabou impactando também a equipe de Sinner, resultando na demissão de dois profissionais: Umberto Ferrara e Giacomo Naldi.

“Umberto Ferrara e Giacomo Naldi não farão mais parte da minha equipe. Eles foram muito importantes nessa parte da minha carreira, fizemos um trabalho incrível nesses dois anos. Por causa dos erros cometidos, não me sinto mais confiante em continuar com eles”, disse Sinner, em comunicado.

Fisioterapeuta se manifesta sobre o caso

O fisioterapeuta Giacomo Naldi foi acusado de ter utilizado um spray com cloestebol para tratar um ferimento em sua pele e, em seguida, teve contato com o atleta, contaminando Sinner.

Naldi concedeu entrevista ao Leggo, um site italiano, e deixou claro que ele não era o único culpado.

“Sinto muito. Eu queria poder contar tudo o que aconteceu, mas não posso falar porque o caso não terminou ainda, infelizmente. Espero que, cedo ou tarde, possa contar o que aconteceu para oferecer um pouco de luz, porque as interpretações atuais me deixam como único culpado, mas não é assim”, disse Naldi.

Apesar das declarações que sugerem haver mais elementos além do divulgado, Giacomo Naldi não tentou se defender das alegações apresentadas por Sinner, limitando-se a afirmar que não foi o único responsável.

Como está o caso?

Após ter exame de doping positivo, Jannik Sinner se explicou e foi absolvido pela Agência Internacional de Integridade do Tênis. Mesmo assim, ele perdeu os pontos que ganhou no Indian Wells, competição disputada em março.

Apesar disso, a Agência Mundial Antidoping (WADA) não ficou feliz com o resultado e, inclusive, entrou com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS).

“É opinião da WADA que a conclusão de "não haver culpa ou negligência" não foi correta segundo as regras aplicáveis. A WADA busca um período de inelegibilidade entre um e dois anos. A WADA não busca a desqualificação de quaisquer resultados, uma vez que isso já foi imposto pelo tribunal de primeira instância”, afirmou em comunicado oficial.

A notícia chegou no momento em que Sinner estava em quadra, diante de Safiuliin. Após mais uma vitória, ele disse que já sabia que iriam apelar, mesmo com ele vencendo todas as três audiências até aqui.

“Obviamente estou muito decepcionado e também surpreso com esse recurso porque tivemos três audiências”, disse o atleta.

Agora, o tenista aguarda os próximos passos, com risco de uma punição, o que pode o impedir de disputar competições por um tempo determinado, se for julgado como culpado.