NESTA SEGUNDA

Governo do TO inicia aplicação da avaliação diagnóstica do Saeto para mais de 160 mil estudantes

8 MAR 2025 • POR Da Redação • 09h37
Avaliação será aplicada aos estudantes das redes municipais e estadual de educação - Seduc

A partir desta segunda-feira, 10 de março, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), começa a aplicar a Avaliação Formativa Diagnóstica. O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

QUEM PARTICIPA?

Cerca de 160 mil estudantes farão as provas, incluindo 39 mil do 2º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal e 123 mil do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio da rede estadual.

FORMATO DAS PROVAS

As avaliações serão aplicadas em formato impresso para o ensino fundamental e médio entre os dias 10 e 14 de março. Já os alunos do ensino médio também terão a opção de fazer a prova digital até o dia 19 de março.

OBJETIVO DA AVALIAÇÃO

O Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto) busca identificar pontos de melhoria no ensino e orientar políticas públicas. A avaliação é dividida em três fases: duas formativas (diagnóstico e acompanhamento) e uma somativa (verificação final das aprendizagens).

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

O secretário de Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do engajamento de todos no processo. “Queremos identificar o que precisa ser melhorado e buscar soluções para transformar a vida dos estudantes”, afirmou.