CONTRATO ESTENDIDO

Travessia gratuita por voadeira é prorrogada após desabamento de ponte

23 ABR 2025 • POR Da Redação • 11h13
Além da travessia por voadeiras, outras ações já foram adotadas para garantir segurança e mobilidade na região do Bico do Papagaio - Ademir dos Anjos

O Governo do Tocantins prorrogou por mais três meses o contrato das embarcações conhecidas como voadeiras, que fazem a travessia gratuita de moradores entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A iniciativa é conduzida pela Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) e busca manter um serviço essencial para os moradores da região, que enfrentam dificuldades desde o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.

TRAVESSIA GRATUITA

Implementado em janeiro pelo governador Wanderlei Barbosa, o serviço foi renovado em março e agora volta a ser estendido. A medida visa assegurar o direito de locomoção da população que depende diariamente da travessia para trabalhar, estudar e acessar serviços básicos.

“A renovação da travessia gratuita é fundamental para garantir o direito de locomoção da população de Aguiarnópolis e região. Vamos seguir com a gratuidade para minimizar os impactos e garantir a segurança no deslocamento”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

CONTINUIDADE DO SERVIÇO

O presidente da ATR, Matheus Martins, destacou o esforço do Governo do Tocantins em manter o suporte à população afetada, em parceria com a prefeitura de Aguiarnópolis.

“Com a renovação do contrato, garantimos o direito de deslocamento da população que sofre com os prejuízos. O governador está empenhado em minimizar esses impactos”, reforçou o presidente da ATR.

A renovação do contrato também contou com o apoio do deputado estadual Valdemar Júnior, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para viabilizar o serviço.

“Essa medida vai facilitar a ida e vinda de estudantes, trabalhadores e a comunidade em geral. Estamos trabalhando em sintonia com o Governo do Estado para amenizar os impactos”, afirmou o parlamentar.

MEDIDAS COMPLEMENTARES

Além das voadeiras, o Governo do Tocantins também tem adotado outras ações emergenciais para garantir a mobilidade na região do Bico do Papagaio:

Essas ações fazem parte de um conjunto de estratégias adotadas enquanto se aguarda a reconstrução da ponte sobre o rio Tocantins, que é responsabilidade do governo federal.