SAÚDE PÚBLICA

Araguaína ganha destaque na V Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS

8 MAI 2025 • POR Da Redação • 08h55
Trabalhos desenvolvidos na Escola de Saúde Pública de Araguaína e na Casa de Apoio à Saúde Indígena, com apoio da Prefeitura, foram premiados e concorrerão na etapa nacional, em junho - Marcos Filho

A Prefeitura de Araguaína conquistou destaque na V Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS, realizada recentemente em Palmas. O evento reuniu projetos de vários municípios do Tocantins, com foco em ações que fortaleceram a saúde pública nas cidades. Araguaína se destacou ao ser premiada com três projetos inovadores, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que estão beneficiando diretamente a população local.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PROJETOS PREMIADOS 

Dentre os projetos premiados, dois se destacaram pela relevância e impacto. O primeiro é o trabalho de capacitação de profissionais da saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA). O segundo, o “Bem Viver - Núcleo de Apoio Psicológico”, oferece acolhimento emocional e suporte psicológico a profissionais da saúde e à população em geral. Ambos foram apresentados pela servidora Dênia Rodrigues, em nome da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, ressaltou a importância desses projetos para o bem-estar da equipe de saúde e, consequentemente, para a qualidade dos serviços prestados à população. “O projeto Bem Viver surgiu da preocupação com o bem-estar psicológico dos servidores, oferecendo apoio por meio do Núcleo de Apoio Psicológico (NAP), que realiza cerca de 160 atendimentos mensais”, explicou.

ATENÇÃO À SAÚDE INDÍGENA 

Outro projeto premiado foi o trabalho desenvolvido na Casa de Apoio Indígena de Araguaína (CASAI), com foco na saúde dos povos indígenas da região. O projeto “Ações Integradas de Prevenção e de Tratamento de Feridas de Pacientes Indígenas da CASAI de Araguaína” foi iniciado em junho de 2023 e envolve uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e farmacêuticos. A parceria entre a equipe da CASAI e a Secretaria Municipal de Saúde tem sido crucial para a realização de tratamentos especializados, oferecendo insumos e materiais necessários para curativos.

Samara Milhomem, enfermeira responsável técnica pela Casa de Apoio à Saúde Indígena, comentou sobre a importância do projeto: “A colaboração entre as equipes tem permitido oferecer cuidados de qualidade aos pacientes indígenas, garantindo um tratamento mais eficiente e humanizado”.

CONCORRÊNCIA NACIONAL  

Os três projetos premiados em Araguaína agora serão avaliados na 20ª Mostra Nacional “Brasil Aqui Tem SUS”, que ocorrerá durante o XXXVIII Congresso do Conasems, entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte (MG).

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destacou a importância do reconhecimento das iniciativas da cidade: “Nosso compromisso com a inovação e a qualidade no serviço de saúde é constante. Araguaína é referência para a região, e essa premiação reforça o nosso compromisso em atender melhor à população, com humanização e excelência nos serviços do SUS”, afirmou.