Palmas adia volta da tarifa de ônibus e transporte seguirá gratuito
8 MAI 2025 • POR Da Redação • 10h21
A gratuidade no transporte público de Palmas foi prorrogada até o próximo dia 20 de maio, conforme anúncio do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) nesta quarta-feira (7). A cobrança da tarifa de R$ 4,85, prevista para iniciar no dia 12, foi adiada para evitar prejuízos aos usuários que ainda enfrentam dificuldades na emissão dos novos cartões de embarque.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
FALTA DE CARTÕES GERA LONGAS FILAS
Desde o início da semana, grandes filas foram registradas nos postos do Resolve Palmas e na Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). A busca pelos cartões aumentou após a chegada dos novos ônibus, que exigem o uso dos novos cartões eletrônicos para embarque.
Para desafogar o atendimento, a partir desta quinta-feira (8), a prefeitura disponibilizou o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na 302 Sul, como novo ponto de emissão. O local funcionará das 8h às 18h.
IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Segundo a Prefeitura de Palmas, idosos e pessoas com deficiência não precisam se deslocar até os postos para retirar os novos cartões agora. Esses grupos continuam com acesso gratuito ao transporte coletivo mediante apresentação de um documento com foto.
Já os trabalhadores que recebem vale-transporte devem aguardar a entrega do novo cartão pelas empresas empregadoras, sem necessidade de comparecer aos postos.
NOVA FROTA COM TECNOLOGIA E CONFORTO
A nova frota da capital conta com 154 ônibus zero-quilômetro, dos quais 14 são reservas e 10 vans para reforço. Todos os veículos possuem ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB, monitoramento interno e externo, e rampas de acessibilidade. Cada ônibus tem capacidade mínima para 40 passageiros.
O serviço é operado em regime emergencial pela empresa Sancetur Santa Cecília Turismo LTDA, contratada por R$ 196,2 milhões com validade de um ano.