Fiocruz implanta sistema para capacitação de trabalhadores do SUS
8 MAI 2025 • POR Da Redação • 11h20
Entre os dias 6 e 8 de maio, a Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA) está sediando uma capacitação promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O treinamento, conduzido por uma equipe formada por cinco doutores da instituição, tem como foco a preparação de instrutores locais que vão atuar na plataforma Moodle, ambiente virtual utilizado por diversas escolas de saúde pública no Brasil e no mundo.
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A capacitação acontece no campus Aeroporto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e integra o processo de implantação definitiva do sistema EAD no município, voltado especialmente à formação continuada de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
QUALIFICAR PROFISSIONAIS
Segundo Dênia Chagas, superintendente da ESPA, a chegada do Moodle em Araguaína atende a uma necessidade crescente por educação à distância entre os trabalhadores da saúde. A proposta é garantir formação nas áreas de gestão de serviços, formação no SUS e administração pública em saúde, sem exigir que o servidor se desloque para centros urbanos maiores.
“A Escola de Saúde Pública tem o selo de pertencimento da Fiocruz, o que nos proporcionou essa parceria valiosa. Com isso, estamos fomentando o avanço científico, capacitando os trabalhadores da Secretaria Municipal da Saúde e proporcionando acesso mais amplo à qualificação”, destacou Dênia.
LANÇAMENTO OFICIAL
O lançamento oficial do Moodle na ESPA está marcado para os dias 15 e 16 de maio, durante o III Congresso de Enfermagem de Araguaína. O evento terá como tema “Inovações Tecnológicas e o Futuro da Enfermagem: Desafios e Oportunidades no Cuidado em Saúde”, e reunirá profissionais e estudantes da área de todo o Tocantins.
MOODLE APÓS A PANDEMIA
Araguaína se destaca por ser a primeira cidade do Brasil a receber o projeto da Fiocruz de implantação do Moodle no período pós-pandemia. A cidade também foi a primeira a atender todas as condições técnicas e estruturais exigidas para o uso da plataforma, o que reforça seu papel de referência em inovação na área da saúde pública.
A oficina desta semana representa a etapa final do processo de implantação, que começou com atividades online e organização da infraestrutura física e tecnológica para o funcionamento do sistema.
ALCANCE DO MOODLE
Com a chegada do Moodle, os cursos oferecidos pela ESPA poderão alcançar mais de três mil trabalhadores do SUS não apenas de Araguaína, mas também de outros 16 municípios atendidos pela escola. A plataforma possibilita a realização de cursos presenciais com apoio virtual, híbridos ou totalmente online.
“Agora os cursos podem ser feitos remotamente, com os docentes coordenando as atividades via Moodle e o suporte da Secretaria de Saúde. Isso reduz custos com deslocamentos e permite maior participação dos profissionais, mesmo nas regiões mais afastadas”, explicou Maurício De Seta, coordenador do projeto na Fiocruz.
PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS LOCAIS É DESTAQUE NA CAPACITAÇÃO
A oficina no campus da UFNT tem mobilizado profissionais da área de saúde pública de Araguaína. Um deles é o coordenador de estágio da Atenção Básica, Sandro Rogério, que valorizou a democratização proporcionada pela nova tecnologia.
“É uma conquista significativa. A Fiocruz está aqui pessoalmente, o que mostra a importância desse projeto. Agora, mesmo quem não pode ir fisicamente à ESPA poderá estudar e se qualificar em casa, com flexibilidade de horário”, afirmou.
Segundo Sandro, o novo modelo dará autonomia aos trabalhadores, permitindo que conciliem rotina profissional e estudo, ampliando o acesso ao conhecimento.
SOBRE O MOODLE DA FIOCRUZ
O Moodle da Fiocruz é uma plataforma de código aberto para ensino a distância, utilizada em mais de 100 países por escolas de saúde pública. Ele oferece uma estrutura versátil para criação de cursos online, fóruns de discussão, avaliação de desempenho, entre outras ferramentas educacionais.
No Tocantins, a iniciativa da ESPA com apoio da Fiocruz representa um salto tecnológico e educacional na formação de profissionais do SUS, promovendo inclusão, eficiência e inovação no ensino voltado à saúde pública.