ÚLTIMOS DIAS

Inscrições do Enem 2025 terminam na sexta: veja como não ficar de fora

3 JUN 2025 • POR Da Redação • 09h50
Inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no portal do Inep - Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terminam na próxima sexta-feira, 6 de junho. O prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

COMO SE INSCREVER

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Inep:
enem.inep.gov.br/participante

Mesmo quem teve isenção aprovada ou justificou ausência no Enem 2024 precisa acessar o sistema e fazer a inscrição manualmente. A aprovação da isenção não garante inscrição automática.

Quem não lembra a senha da conta gov.br pode recuperá-la pelo próprio sistema.

TAXA DE INSCRIÇÃO E FORMAS DE PAGAMENTO

A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 11 de junho, por:

CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO 

Em 2025, o Enem volta a valer como forma de certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. Para isso, o participante precisa:

Candidatos inscritos no CadÚnico com essa finalidade estão isentos da taxa.

ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

A principal novidade do Enem 2025 é a inscrição simplificada para estudantes concluintes da rede pública. Nesse caso, o sistema já traz os dados pré-preenchidos, bastando:

Esses estudantes não recebem boleto, mesmo que não tenham pedido isenção.

APLICAÇÃO EXCEPCIONAL

De forma excepcional, os candidatos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão as provas do Enem nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30 na capital paraense.

Quem mora nessas cidades e quiser fazer a prova nas datas regulares (9 e 16 de novembro) pode optar por outro município no ato da inscrição.

PÉ-DE-MEIA 

O programa Pé-de-Meia oferece R$ 200 de bônus para estudantes do 3º ano do ensino médio que participarem dos dois dias de prova. O valor é pago após a conclusão do exame. Todos os participantes do Pé-de-Meia tiveram isenção da taxa.

PORTA DE ENTRADA PARA O ENSINO SUPERIOR

Criado para avaliar o desempenho ao fim da educação básica, o Enem se tornou a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como:

NOTA DO ENEM EM PORTUGAL

O resultado do Enem é aceito por instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep. A nota pode facilitar o acesso de brasileiros a universidades portuguesas.