"SOBRAS ELEITORAIS"

Lázaro Botelho perde mandato para Tiago Dimas após retotalização de votos no TO

10 JUN 2025 • POR Da Redação • 08h28
Retotalização ocorreu após determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendendo decisão do STF - Arte g1: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou nesta segunda-feira (09), a retotalização dos votos para deputado federal das eleições de 2022. O processo, que durou cerca de 40 minutos, resultou na perda do mandato do deputado Lázaro Botelho (PP), que será substituído por Tiago Dimas (Podemos) 14.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Tiago Dimas, presente na cerimônia, comemorou a decisão: "Isso representa nossa confiança na Justiça Eleitoral, que reconhece o nosso mandato, a vontade soberana das urnas e a vontade popular. Hoje ficam reconhecidos os 42.970 votos que tivemos" 110.

DECISÃO DO STF 

A retotalização seguiu determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de março de 2025. O STF revisou o critério das "sobras eleitorais" — vagas remanescentes após a distribuição inicial de cadeiras — e decidiu aplicá-lo retroativamente às eleições de 2022. Originalmente, em 2024, o tribunal havia limitado a mudança a eleições futuras 13.

QUOCIENTE ELEITORAL

O TRE-TO constatou que o Partido Progressistas (PP) não alcançou os 20% do quociente eleitoral exigidos pela nova regra. Com isso, a vaga foi realocada ao Podemos, partido com a maior média de votos no recálculo. O relatório final será enviado ao TSE para homologação 46.

PRÓXIMOS PASSOS

Tiago Dimas aguarda a diplomação para assumir oficialmente o cargo. Já Lázaro Botelho não se manifestou sobre a perda do mandato até o fechamento desta matéria 110. A mudança afeta a bancada do Tocantins na Câmara e reflete impactos mais amplos da decisão do STF, que também alterou representações no Amapá, Rondônia e Distrito Federal 27.