RETOMANDO O CONTROLE

De volta ao cargo Eduardo faz novas mudanças e nomeia secretário da educação

19 JUL 2025 • POR Da Redação • 09h13
Robson Vila Nova Lopes foi nomeado secretário da educação de Palmas - Divulgação

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), nomeou Robson Vila Nova Lopes como novo titular da Secretaria Municipal da Educação. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do dia 18 de julho, data em que também foi confirmada a exoneração da ex-secretária Débora Guedes Leandro de Jesus, a pedido.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A troca de comando na pasta ocorre após o retorno de Eduardo ao cargo, após passar 20 dias afastado por decisão judicial.

EXONERAÇÕES E RECOMPOSIÇÃO DA EQUIPE

Desde o afastamento de Eduardo Siqueira em 27 de junho, o vice-prefeito Carlos Velozo (Agir) esteve à frente da prefeitura. Durante o período como prefeito interino, Velozo promoveu uma série de mudanças no primeiro escalão, incluindo a nomeação de novos secretários.

Com a decisão do STF que revogou a prisão preventiva e o afastamento de Eduardo, o prefeito retomou o controle da gestão e iniciou a reversão das trocas feitas por Velozo.

"JUSTIÇA AOS COMPANHEIROS"

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Eduardo Siqueira afirmou que sua prioridade seria fazer "justiça aos seus companheiros", em referência aos aliados que haviam sido exonerados.

Apesar da tensão nos bastidores, o vice-prefeito Carlos Velozo declarou à imprensa que não vê crise política. “Não vi nenhum problema nas decisões que tomei. Fiz o que achei que Palmas precisava. A relação [com Eduardo] deve seguir como antes”, declarou.

QUEM É ROBSON VILA NOVA

Robson Vila Nova tem vasta experiência na área da educação pública. Ele foi secretário municipal de Educação de Miracema entre 2013 e 2016. Também atuou como subsecretário estadual e secretário executivo da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, entre 2018 e 2021.

Entre 2019 e 2021, presidiu o Conselho Estadual de Educação (CEE-TO) e, nos anos seguintes, foi vice-presidente do órgão. Em 2022, se tornou o primeiro tocantinense a integrar o Conselho Nacional de Educação.

Em Palmas, já presidiu a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), atuou no Instituto Vinte de Maio e foi professor da rede pública entre 2010 e 2011.