PORTARIA

Tocantins cria núcleo para garantir mais segurança aos pacientes do SUS

30 JUL 2025 • POR Da Redação • 09h39
Negesp atuará apoiando decisões estratégicas e garantindo mais qualidade, integração e segurança na assistência à população - Ananda Santos

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), publicou nesta terça-feira (29) a Portaria nº 843/2025, que cria o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia da Segurança do Paciente (Negesp). A nova estrutura ficará ligada diretamente ao gabinete do secretário de Saúde e tem como missão aprimorar a governança em saúde, garantindo maior qualidade, integração e segurança nos serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

FUNÇÃO DO NÚCLEO

O Negesp atuará como um centro estratégico para subsidiar decisões que impactam diretamente o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, explica que a iniciativa vai ajudar a reduzir custos, definir metas e padronizar protocolos de assistência em toda a rede, tornando os atendimentos mais seguros.

OBJETIVOS DO NEGESP

Entre as principais atribuições do núcleo estão:

TECNOLOGIA E PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE

A proposta também prevê ampliar o uso de tecnologias para monitorar indicadores em tempo real, promover a integração entre gestores, profissionais de saúde e instituições de ensino, além de incentivar a participação ativa dos usuários na sua própria segurança.

“Nosso objetivo é reduzir riscos, melhorar processos e fortalecer a confiança da população no SUS do Tocantins. Segurança do paciente é algo que conecta todos os setores, e com o Negesp conseguiremos alinhar protocolos para que cada atendimento siga padrões eficazes e humanizados”, destacou Carlos Felinto.

A Portaria nº 843/2025 já está em vigor e foi publicada no Diário Oficial do Estado nº 6.866.