Casal é surpreendido por ataque de piranhas em pescaria no Tocantins
31 JUL 2025 • POR Da Redação • 13h02
Um momento inusitado e assustador foi registrado por um casal de pescadores no Lago Verde, em Lagoa da Confusão, região oeste do Tocantins. Durante uma pescaria no último dia 24 de julho, eles fisgaram um peixe da espécie surubim, mas ao puxá-lo para o barco, encontraram apenas a carcaça: restaram o esqueleto, parte da cabeça e as guelras.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“ESPETÁCULO ASSUSTADOR”, DIZ PESCADORA
A pescadora Aurileia Gomes de Andrade dos Santos contou que tudo aconteceu muito rápido. “Estávamos em busca de tucunaré e veio o surubim. As piranhas atacaram muito antes de chegar ao barco. Um espetáculo assustador”, disse.
Ela e o marido, Marino Neto Chaves dos Santos, praticam pesca esportiva há mais de 18 anos, mas essa foi a primeira vez que viram algo tão impressionante.
O peixe ainda se debatia quando foi fisgado, mas em menos de um minuto foi completamente devorado por um cardume de piranhas. O cabo de aço preso à isca também foi danificado. Mesmo após ser retirado da água, as guelras do peixe continuaram se movimentando por alguns instantes.
PESCARIA COM FINAL INESPERADO
No vídeo gravado pelo casal, é possível ouvir o pescador narrando o susto: “As piranhas já devoraram ele todinho. Em rio que tem piranha é assim. Você pega um peixe e as piranhas já comem logo. Olha aí o que sobrou do surubim.”
CASO PARECIDO
Essa não é a primeira vez que o apetite das piranhas chama a atenção na região. Em 2023, um grupo de amigos registrou um jacaré sendo devorado de dentro para fora por um cardume no Rio Javaés, também no oeste do Tocantins.
Na ocasião, o biólogo Aluísio Vasconcelos explicou que as piranhas são conhecidas como as “lixeiras” dos rios, pois comem animais mortos e ajudam na limpeza natural das águas.