Bolsonaro desobedece ordem de Moraes e tem prisão domiciliar decretada
4 AGO 2025 • POR Da Redação • 18h33
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra prisão domiciliar em Brasília. A decisão foi tomada após o magistrado considerar que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas no processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
DESCUMPRIMENTO DE RESTRIÇÕES
Segundo Moraes, Bolsonaro utilizou perfis de aliados, incluindo os três filhos parlamentares, para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo a ataques ao STF e apoio à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
O ministro apontou que o ex-presidente driblou a proibição de uso de redes sociais e manteve “influência ativa” no debate político digital, mesmo sem publicações diretas em seus próprios perfis.
MEDIDAS IMPOSTAS NA DECISÃO
Com a nova determinação, Bolsonaro deve cumprir:
-
Prisão domiciliar em sua residência em Brasília;
-
Proibição de visitas, exceto de familiares próximos e advogados;
-
Recolhimento imediato de todos os celulares disponíveis no local.
Moraes afirmou que medidas anteriores, como uso de tornozeleira eletrônica e restrição de circulação à noite e nos fins de semana, não foram suficientes para impedir a violação das regras impostas.
PUBLICAÇÃO EM PERFIL DE FLÁVIO BOLSONARO
A decisão foi reforçada após um episódio ocorrido neste domingo (3), durante manifestações pró-Bolsonaro no Rio de Janeiro.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) colocou o pai no viva-voz para falar com apoiadores em Copacabana e, depois, publicou um vídeo com a mensagem enviada pelo ex-presidente:
“Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos”, disse Bolsonaro.
A publicação foi apagada horas depois.
Flávio Bolsonaro postou imagem do pai, de casa, falando ao telefone com ele no ato em Copacabana — Foto: Reprodução/Instagram