SENHOR DO BONFIM

Padre Fábio de Melo é atração confirmada em festejo de Natividade

6 AGO 2025 • POR Da Redação • 08h50
Padre Fábio de Melo se apresenta no dia 13 de agosto em Natividade - Ademir dos Anjos

Reconhecido como a maior celebração religiosa popular do Tocantins, o Festejo do Senhor do Bonfim começa neste mês com programação em três cidades: Natividade, Araguacema e Tabocão. A tradicional romaria em Natividade, que percorre 23 km até o povoado Senhor do Bonfim, é o ponto alto das festividades, atraindo milhares de fiéis de todo o estado. Neste ano, pela primeira vez, o dia 15 de agosto será feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509/2024.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Com o tema “Romeiros: Peregrinos de Esperança”, o festejo em Natividade acontece entre 6 e 17 de agosto. A programação inclui missas, novenas, terços, procissões e caminhadas de fé. No dia 13, haverá o show do padre Fábio de Melo, um dos momentos mais esperados do evento. No feriado, 15 de agosto, será celebrada a tradicional missa campal no povoado.

REFORÇO NA SEGURANÇA  

O Governo do Tocantins vai mobilizar cerca de 300 policiais militares para reforçar a segurança em Natividade, Araguacema e Tabocão. Além disso, a Setas vai instalar um ponto de apoio no km 12 do trajeto da romaria, oferecendo alimentação, água, local de descanso e atendimento básico de saúde aos peregrinos.

PATRIMÔNIO CULTURAL

A Secretaria da Cultura realiza serviços de conservação nos 14 painéis da Via Sacra da Romaria, criados pelo artista Luiz Olinto, que representam a Paixão de Cristo. Os trabalhos incluem limpeza, pintura e reparos nas estruturas, com previsão de restauro completo em uma etapa posterior.

FESTEJOS EM ARAGUACEMA E TABOCÃO

Em Araguacema, a programação será de 6 a 15 de agosto, com missas e o tradicional terço da misericórdia. Em Tabocão, além da 46ª edição da Romaria do Senhor do Bonfim, haverá missas, procissões, batizados, programação cultural e a 15ª ExpoTabocão, evento paralelo ao festejo.