Inscrições para a 2ª edição da prova do Exato começam nesta quinta
6 AGO 2025 • POR Da Redação • 18h34
Começam nesta quinta-feira (7) as inscrições para a segunda edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) em 2025. A prova será aplicada no dia 19 de outubro e permitirá que estudantes concorram a vagas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O exame é aberto a candidatos de todo o país, incluindo estudantes que já concluíram ou que ainda estão cursando o Ensino Médio.
INSCRIÇÕES E ISENÇÃO DA TAXA
As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro, no site www.uft.edu.br/exato20252, com taxa de R$ 70. O pagamento deve ser efetuado até o dia 11 de setembro.
Estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, alunos de escolas públicas ou bolsistas em particulares, além de indígenas e quilombolas, podem solicitar isenção da taxa nos dias 7 e 8 de agosto, mediante apresentação dos documentos exigidos no edital.
VAGAS E UTILIZAÇÃO DA NOTA
O Exato não define vagas ou cotas diretamente. O exame habilita os candidatos a concorrerem em processos seletivos futuros das instituições participantes.
-
A UFT deve destinar 50% de suas vagas para ingresso via Exato e 50% via Enem/Sisu.
-
O IFTO anunciou que todas as vagas dos cursos superiores serão preenchidas pela nota do Exato.
-
A UFNT confirmou adesão ao exame, mas ainda não detalhou o percentual de vagas.
Cada instituição poderá definir em seus editais se aceitará notas de edições anteriores do Exato.
COMO SERÁ A PROVA
A prova será aplicada em 14 municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
O exame terá 80 questões objetivas, distribuídas em quatro áreas do conhecimento, além de uma redação. O conteúdo é baseado no currículo da Educação Básica do Tocantins, com obras literárias regionais e macrotemas divulgados no edital.