NESTE SÁBADO

Prefeitura promove mutirão para vacinar população contra o sarampo

7 AGO 2025 • POR Da Redação • 11h31
Crianças de 6 meses a 1 ano também poderão ser imunizadas com a Dose Zero, já disponível nas UBS do município - Marcos Filho

A Prefeitura de Araguaína promove neste sábado, 9 de agosto, o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. A ação é uma resposta ao aumento de casos da doença no Tocantins e tem como objetivo erradicar o vírus no município por meio da ampliação da cobertura vacinal.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Embora as doses estejam disponíveis diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a mobilização busca atingir o restante da população-alvo que ainda não completou o esquema vacinal. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 80% do público indicado já recebeu a primeira dose.

PRINCIPAL FORMA DE BLOQUEIO

A secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, reforçou a importância do envolvimento da população na campanha.

“Nossa intenção é prevenir a entrada da doença na nossa cidade, fazendo o bloqueio com a única forma realmente eficaz, que é a vacinação. As doses estão disponíveis em todas as UBS e é necessário o engajamento de toda a comunidade neste trabalho de imunização”, declarou.

UBS ABERTAS

Durante o Dia D, as UBS funcionarão das 8h às 17h. Além disso, haverá dois pontos especiais de vacinação:

A vacina aplicada é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, sendo indicada para pessoas de 1 a 59 anos.

ALTAMENTE CONTAGIOSO

A diretora de Imunização do município, Samila Braga, alertou sobre a gravidade da doença e a facilidade de transmissão.

“A vacinação é a forma mais eficaz de combater o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa, podendo causar complicações graves. A transmissão ocorre pelo ar, por meio de tosse, espirro ou até mesmo pela respiração próxima. Por isso, é fundamental que todos estejam vacinados”, destacou.

CIEVS MONITORA CASOS CONFIRMADOS

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Araguaína está monitorando os casos registrados no Tocantins. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, já são 16 casos confirmados. A equipe de vigilância da cidade trabalha em conjunto com setores de imunização e sanitária para evitar a circulação do vírus no município.

PÚBLICO-ALVO

Araguaína recebeu também a chamada “Dose Zero”, disponibilizada pelo Ministério da Saúde para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Essa dose extra é uma medida preventiva, já que o esquema oficial da tríplice viral começa apenas aos 12 meses.

O protocolo de vacinação prevê:

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação na unidade de saúde mais próxima.