ALERTA EM GURUPI!

Suspeita de sarampo em bebê e criança mobiliza bloqueio vacinal

8 AGO 2025 • POR Da Redação • 18h21
Gurupi investiga casos suspeitos de sarampo - Divulgação

Dois casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados em Gurupi, no sul do Tocantins. As notificações envolvem um bebê de sete meses e uma criança de cinco anos. Para evitar a possível transmissão, a Prefeitura iniciou bloqueios vacinais nas regiões onde eles moram.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

AÇÕES DE BLOQUEIO E MONITORAMENTO

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o bebê reside no Setor Daniela, onde o bloqueio começou nesta sexta-feira (8). Equipes passaram de porta em porta vacinando moradores em pelo menos cinco quadras próximas. A previsão era concluir a ação ainda no mesmo dia.

No Setor Nova Fronteira, onde vive a criança de cinco anos, o bloqueio será realizado em até 72 horas, garantindo imunização rápida de quem não comprovar vacinação.

SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS

O bebê está internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG). Já a criança de cinco anos tem o esquema vacinal completo contra o sarampo e, segundo a prefeitura, o pai realiza constantes viagens. Amostras de sangue foram coletadas dos dois pacientes e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

A gestão municipal está investigando familiares para identificar possíveis novos casos. A cidade terá o Dia D de vacinação neste sábado (9), com atendimento das 8h às 17h em todas as Unidades de Saúde. Crianças a partir de seis meses já podem receber o imunizante.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO

Na próxima semana, as unidades de saúde de Gurupi terão horário estendido até as 21h, conforme escala que será divulgada pela prefeitura.

SITUAÇÃO DO SARAMPO NO TOCANTINS

Até esta quinta-feira (7), o Tocantins havia confirmado 17 casos de sarampo, todos em Campos Lindos. Foram registradas 44 notificações no estado, incluindo duas em Gurupi. A Secretaria Estadual de Saúde determinou que todos os municípios intensifiquem a vacinação.

No sábado, a SES também realizará o Dia D estadual, com 323 salas de vacinação abertas.

QUEM PODE RECEBER A VACINA