VISITA OFICIAL

Governador do Tocantins e embaixador de Portugal discutem consulado, turismo e novos investimentos

8 AGO 2025 • POR Da Redação • 19h02
Governador Wanderlei Barbosa recebeu o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, no Palácio Araguaia - Esequias Araújo

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta sexta-feira, 8, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. A reunião tratou de oportunidades de cooperação nas áreas de meio ambiente, agropecuária, turismo, mineração, intercâmbio educacional e econômico. Também foi discutida a possibilidade de instalar um Consulado Honorário de Portugal em Palmas.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PRIMEIRA VISITA AO ESTADO

Essa foi a primeira visita oficial do diplomata ao Tocantins, dentro da programação que marca os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal. Luís Faro Ramos destacou que o encontro foi importante para identificar novas formas de ampliar a colaboração. “Não estamos começando do zero, já existem parcerias na área universitária, mas essa visita ajuda a avaliar onde podemos dinamizar mais nossa relação”, afirmou.

POSSIBILIDADE DE CONSULADO HONORÁRIO

Atualmente, o Tocantins está sob jurisdição consular de Brasília. O embaixador avalia a instalação de um consulado honorário em Palmas para facilitar o atendimento a cidadãos portugueses e descendentes, evitando deslocamentos longos.

PLANO DE TURISMO PARA O JALAPÃO

Portugal pode colaborar com o Tocantins na elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para o Jalapão. A proposta ganha força com a previsão de inauguração, até dezembro deste ano, do aeroporto de São Félix do Tocantins, investimento de cerca de R$ 20 milhões que deve impulsionar o turismo e a economia local.

PARCERIAS NA AGROPECUÁRIA

Foi discutida a criação de uma Câmara de Comércio Portuguesa no Tocantins para ampliar negócios e investimentos. No setor agropecuário, a proposta é buscar cooperação na cadeia leiteira e de laticínios, aproveitando a experiência de Portugal na produção de queijos e derivados para agregar valor à produção local.