APÓS TUMULTO NO PLENÁRIO

Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados federais

9 AGO 2025 • POR Da Redação • 08h35
Conselho de Ética da Casa terá de votar pedidos - Lula Marques

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta sexta-feira (8), encaminhar à Corregedoria da Casa pedidos de afastamento, por até seis meses, de 14 parlamentares da oposição e de uma deputada do PT. Os oposicionistas, em maioria do PL e do Novo, são acusados de participar da ocupação da Mesa Diretora e de impedir a retomada dos trabalhos legislativos. A deputada Camila Jara (PT-MS) é acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PRÓXIMOS PASSOS

Após análise da Corregedoria, os casos retornarão à Mesa Diretora e seguirão para votação no Conselho de Ética, responsável por decidir sobre possíveis punições.

LISTA DOS PARLAMENTARES CITADOS

ACUSAÇÕES CONTRA OS DEPUTADOS

POSICIONAMENTOS E SILÊNCIO

Alguns parlamentares negaram as acusações ou ironizaram os pedidos de afastamento. Outros, como Zé Trovão, Zanatta e Bilynskyj, ainda não haviam se manifestado publicamente até o fechamento desta matéria.