DENÚNCIAS DE FELCA

Câmara decide pautar projeto contra 'adultização' de crianças online

11 AGO 2025 • POR Da Redação • 20h33
Político agradeceu ao influenciador pelo conteúdo produzido sobre o assunto - Bruno Spada/Câmara dos Deputados e reprodução/YouTube

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (11) que colocará em votação projetos que combatam ou limitem o alcance de conteúdos e perfis nas redes sociais que promovam a chamada ‘adultização’ de crianças e adolescentes.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O assunto ganhou destaque nacional após denúncias do influenciador Felca Bress, que expôs perfis com milhões de seguidores publicando vídeos de menores com pouca roupa, dançando de forma sensual ou abordando temas sexuais.

PRONUNCIAMENTO DE HUGO MOTTA

Segundo Motta, o caso exige resposta imediata. “Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, declarou em uma rede social.

POSIÇÃO DO INFLUENCIADOR

Felca defendeu que as plataformas parem de monetizar esse tipo de conteúdo. “Devemos cobrar em massa uma mudança nas redes sociais para que conteúdos como esses não sejam espalhados, permitidos nem monetizados. Tira o dinheiro dessa galera que tudo que eles fazem perde o sentido”, afirmou.

GOVERNO APOIA AÇÕES

O governo federal elogiou a iniciativa. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu que as plataformas sejam responsabilizadas. “A internet não pode continuar sendo uma terra sem lei; uma arma poderosa nas mãos de pedófilos, incitadores de mutilações e suicídios, golpistas e criminosos”, disse.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, também alertou para a atuação dos algoritmos. “Algoritmos têm propagado conteúdo criminoso com crianças. Quem confunde combate à pornografia infantil com ‘censura’ age de má-fé”, afirmou.

O QUE É ‘ADULTIZAÇÃO’ INFANTIL

Segundo o Instituto Alana, a ‘adultização’ infantil é a exposição precoce de crianças a comportamentos e responsabilidades de adultos, o que pode levar à erotização e causar prejuízos ao desenvolvimento emocional e psicológico.