MELHORIAS

Estado investe quase R$ 900 mil na reforma do CEM de Taquaralto

12 AGO 2025 • POR Da Redação • 18h41
Governador Wanderlei Barbosa anuncia reforma e novos espaços no CEM de Taquaralto, beneficiando 1,4 mil alunos - Ademir dos Anjos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta segunda-feira, 11, a Ordem de Serviço para a reforma do Centro de Ensino Médio (Cem) de Taquaralto, na região sul de Palmas. A obra, orçada em R$ 896.174,15, integra o projeto Obra Toda Semana: transformando escolas, construindo futuros, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

MELHORIAS ANUNCIADAS

Durante a solenidade, o governador destacou que o projeto prevê climatização de todas as salas, construção de um refeitório e de um auditório. Também anunciou a intenção de renomear a unidade para Cem Taquaralto João Alves de Oliveira, em homenagem ao primeiro vice-prefeito de Palmas.

“Vivemos em um estado com temperatura média de 35º C, por isso não podemos mais aceitar escolas sem climatização. Além disso, toda escola precisa de um espaço adequado para alimentação e um auditório”, afirmou Wanderlei Barbosa.

INVESTIMENTOS NA ESTRUTURA

O secretário de Educação, Fábio Vaz, explicou que a reforma inclui a troca da rede elétrica, instalação de transformador de 112,5 KVA, reforma de banheiros, revitalização da quadra poliesportiva e pintura geral.

“Um espaço adequado e climatizado contribui diretamente para a aprendizagem e para o bem-estar dos estudantes”, ressaltou.

EXPECTATIVA DA COMUNIDADE ESCOLAR

A diretora Eliane Caetano Mendonça Silva comemorou a iniciativa, destacando que a quadra, construída em 2010, será reformada pela primeira vez. Para ela, as melhorias vão impactar não só a prática esportiva, mas também o desempenho acadêmico.

Estudantes também aprovaram a reforma. Para Sara Vitória Coelho Silva, do 1º ano, a climatização e as melhorias vão motivar a frequência escolar. Já Emilly Vitória Saraiva dos Santos, do 2º ano, destacou que o ambiente mais confortável ajudará na concentração durante as aulas e provas.

PROJETO OBRA TODA SEMANA

O programa prevê a assinatura ou entrega semanal de obras de reforma, ampliação ou construção de escolas da rede estadual. Desde 23 de junho, já foram assinadas 11 ordens de serviço e realizada uma inauguração.