Fundo Municipal beneficia mais de 750 crianças e adolescentes em Araguaína
18 AGO 2025 • POR Da Redação • 20h40O Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Araguaína beneficiou, no último ano, mais de 750 crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais na cidade. Os recursos são captados principalmente por doações de pessoas físicas e jurídicas, que podem deduzir os valores do Imposto de Renda.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CASA DE DAVI E APAE RECEBEM APOIO
Entre os projetos apoiados está a Casa de Davi, localizada no setor Palmas, que atende 150 crianças com reforço escolar, balé, cursos no contraturno e refeições diárias. Segundo o diretor Franki Santos, “a ajuda financeira é muito preciosa e permitiu investir em sala de informática, material esportivo e melhorias na cozinha, contribuindo para a formação dos meninos e meninas”.
A APAE de Araguaína também foi contemplada, mantendo atividades como o coral terapêutico e musicoterapia, que auxiliam no desenvolvimento social e emocional dos assistidos. Emilly Bandeira, de 10 anos, que tem paralisia cerebral, é um exemplo de superação com o apoio da música.
TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS
O FIA é gerido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes) e distribuiu R$ 700 mil em 2024, divididos entre sete instituições. A seleção ocorre por edital público, com critérios técnicos rigorosos e acompanhamento por comissão formada pelo poder público e sociedade civil.
As entidades beneficiadas foram: APAE Araguaína, Instituto Humanitário Anita Luiza, Rotary Club Lago Azul, Associação Social Bombeiro Militar (ASBM), Instituto Humanitário Casa de Davi, Serviço de Evangelização e Missões da Igreja Evangélica de Deus (SEMADA) e Associação dos Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Tocantins.
COMO DOAR AO FIA
Doações podem ser feitas diretamente na declaração do Imposto de Renda — até 6% no IRPF e 1% no IRPJ — ou via PIX: CNPJ 18.786.212/0001-01. Transferências bancárias também são aceitas pelo Banco do Brasil (Agência 0638-6, conta corrente 77.217-8). Contato para emissão de recibos: (63) 99959-6385 ou 3411-1257.os.