Tocantins zera fila de espera por próteses e devolve autonomia a 689 pessoas
18 AGO 2025 • POR Da Redação • 18h07
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), zerou a fila de espera por próteses nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs). O serviço, retomado em 2023, beneficiou 689 pessoas que aguardavam na fila, proporcionando maior autonomia, mobilidade, autoestima e qualidade de vida.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Desde 2023, foram entregues 369 próteses, em 2024 foram 275, e neste ano de 2025 já foram distribuídas 45 unidades. Agora, novas solicitações passam a ser atendidas em até 90 dias.
MELHORIAS NA VIDA DOS PACIENTES
As próteses oferecidas atendem diferentes necessidades, permitindo que os pacientes retomem atividades antes dificultadas ou impossíveis, reduzam dores e participem de atividades recreativas e esportivas.
“O zeramento da fila de espera significa devolver dignidade e autonomia às pessoas, reforçando o compromisso com a inclusão. Cada entrega representa a superação de uma barreira e a conquista de uma vida com mais qualidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD/SES-TO), Rosa Helena Ambrósio, destacou: “Cada nome que saiu dessa lista representa uma vida transformada, uma oportunidade de caminhar, trabalhar e ter autonomia”.
DEPOIMENTOS
O beneficiado Antônio Trindade, profissional da construção civil que perdeu uma das pernas em acidente, relatou: “Antes, até atender ao telefone ou segurar um prato era difícil. Agora, estou retomando minha independência. Receber a prótese aqui em Palmas foi rápido e o atendimento excelente”.
Raidênia Oliveira, gerente de Gestão do CER III de Palmas, comemorou: “Ficamos mais de cinco anos sem entrega de próteses. Zerar a fila devolve dignidade às pessoas e é gratificante ver esse cuidado se concretizando”.
REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
A rede conta com dois CERs, em Palmas e Colinas, e dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Colinas. Os centros oferecem reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, enquanto os SERs incluem consultas, terapias e fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
COMO SOLICITAR
Os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, que emite encaminhamento para os Centros ou Serviços Especializados em Reabilitação. Após avaliação pela equipe multiprofissional, o paciente é inserido na lista para receber a prótese.