Prefeitura promove eventos para mobilização da comunidade sobre prevenção da leishmaniose
18 AGO 2025 • POR Da Redação • 20h29
A Prefeitura de Palmas inicia nesta terça-feira, 19, a VII Semana das Leishmanioses e o VII Fórum das Leishmanioses. A programação segue até sábado, 23, com atividades educativas, capacitações, palestras, encoleiramento e testagem de cães. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ABERTURA COM ESTUDANTES
O evento começa com uma ação educativa voltada a alunos do 4º e 6º anos da ETI Mestre Pacífico Siqueira Campos, na Arno 44 (409 Norte), região considerada estratégica no combate à leishmaniose visceral.
Os estudantes visitarão a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), onde conhecerão o Laboratório de Entomologia, canil, centro cirúrgico e receberão orientações sobre o mosquito-palha, transmissor da doença.
MUTIRÃO ENCERRA PROGRAMAÇÃO
No sábado, 23, será realizado um mutirão de encoleiramento e testagem de cães, das 8h às 12h, em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs): Santa Fé, Bela Vista, José Hermes Rodrigues Damaso e Morada do Sol.
FÓRUM DISCUTIRÁ PREVENÇÃO
O VII Fórum das Leishmanioses será aberto na quinta-feira, 21, às 8h, na ETI Almirante Tamandaré (Arse 132 – 1306 Sul). No mesmo dia, a partir das 16h, equipes da Semus farão um encontro comunitário na Feira da Arse 112 (1106 Sul), com exposição entomológica e orientações para o público e feirantes.
Na sexta-feira, 22, também na ETI Almirante Tamandaré, a programação segue com capacitação voltada aos profissionais da rede municipal de saúde.