Vítima sofre acidente na porta do Samu mas não é socorrida na hora
18 AGO 2025 • POR Da Redação • 23h02Um acidente registrado na porta da unidade do Samu em Araguaína chamou atenção nas redes sociais nessa segunda-feira (18).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Tudo isso porque a vítima não foi socorrida imediatamente. Segundo testemunhas que presenciaram a situação, um dos profissionais do Samu que estava no prédio onde funciona a unidade, orientou que a vítima ligasse no número de emergência para que pudesse conseguir receber atendimento.
A vítima ficou deitada no chão às margens da via no meio do sol aguardando o socorro na porta do Samu.
O Portal O Norte procurou a prefeitura para buscar esclarecimentos sobre o caso veja o que diz a nota do Samu:
NOTA ATENDIMENTO SAMU – PORTAL O NORTE
A Prefeitura de Araguaína informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) segue as diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências, devendo ser acionado pelo telefone 192. A Política Nacional de Atenção às Urgências estabelece que é obrigatório o acionamento por chamada telefônica, visto que o atendimento do SAMU é gerenciado por centrais de regulação médica que avaliam a gravidade do caso e direcionam os recursos adequados.
A respeito da ocorrência na manhã da última segunda-feira, 18 de agosto, o Município informa que o SAMU foi acionado e prestou socorro à vítima que sofreu a queda de motocicleta, verificando que o paciente se encontrava estável, sem lesões aparentes, movimentos preservados e sinas vitais normais. Todos os procedimentos foram realizados, porém a vítima se recusou a ser encaminhada para a unidade hospitalar de referência.
O Município reforça ainda que a Unidade do SAMU funciona como central logística de atendimento de urgência, não atuando como Pronto Atendimento Hospitalar e o chamado por telefone é primordial, para que na central de regulação, um médico avalie a gravidade da situação, a necessidade do envio de uma ambulância, assim como o tipo de unidade móvel mais adequada e para qual unidade hospitalar o paciente deverá ser encaminhado após o primeiro atendimento.