Naturatins resgata 60 tartarugas durante fiscalização no Tocantins
19 AGO 2025 • POR Da Redação • 08h50
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu neste domingo, 17, uma operação de fiscalização em Araguacema e Lagoa da Confusão, região central do Estado.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
As ações começaram na sexta-feira, 15, durante o feriado do Senhor do Bonfim.
Em Araguacema, a equipe apreendeu 733 metros de redes de emalhar, resgatou 60 tartarugas e 300 ovos da espécie, que foram devolvidos à natureza.
A operação também contou com apoio da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão no combate a incêndios florestais, fiscalização das festividades religiosas e atendimento a denúncia de extração ilegal de madeira.
FOCO NA PREVENÇÃO DE CRIMES
Segundo o fiscal ambiental Jusley Caetano, o objetivo da ação foi coibir crimes ligados à pesca, caça, transporte e comércio de pescado, além da extração ilegal de madeira.
As equipes atuaram em estradas, rodovias, margens de rios e pontos de venda de pescado no povoado Senhor do Bonfim.
OPERAÇÃO EM LAGOA DA CONFUSÃO
Na Lagoa da Confusão, outra frente de fiscalização concentrou esforços contra o transporte irregular de pescado e produtos da fauna silvestre.
No posto fiscal de entrada do município, foi realizada uma blitz em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), que resultou na apreensão de três armas de fogo.
Veículos foram vistoriados na rodovia que liga Lagoa da Confusão a Cristalândia, sem registro de irregularidades quanto ao transporte de pescado ou fauna, além das armas já apreendidas.
BASE LEGAL DA AÇÃO
A operação teve como fundamento as Portarias Naturatins nº 34/2023 e 35/2023, a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Decreto Federal nº 6.514/2008, que trata de infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.