EM BRASÍLIA

Eduardo Gomes defende ações mais rápidas para regulamentar IA

20 AGO 2025 • POR Da Redação • 08h56
Senador esteve presente no 5º encontro da TelComp sobre telecomunicações e abordou o assunto - Divulgação

O avanço da conectividade no Brasil precisa vir acompanhado de garantias de segurança digital e proteção à liberdade de expressão, defendeu o senador Eduardo Gomes (PL-TO) durante o 5º Simpósio TelComp, realizado nesta terça-feira (19), em Brasília.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

INTELIGÊNCIA LEGISLATIVA

O parlamentar destacou a necessidade de o Congresso Nacional adotar um modelo de “inteligência legislativa”, priorizando projetos estratégicos para o setor. Entre eles, apontou a regulamentação da inteligência artificial como pauta urgente.

“É isso que o Congresso deve fazer junto com as associações, é isso que a gente deve fazer nessa discussão da segunda etapa agora da inteligência artificial, mas também nas outras leis que foram tramitadas no Congresso. A gente precisa ter um processo de inteligência legislativa”, disse.

DESAFIOS ECONÔMICOS

Gomes também chamou atenção para entraves que afetam os investimentos em telecomunicações, como mudanças repentinas em tributos. Ele citou, como exemplo, as alterações no IOF, que reduzem a previsibilidade do setor. Para o senador, a solução passa por maior responsabilidade fiscal e pela criação de um ambiente político equilibrado entre crítica e autocrítica.

SIMPÓSIO

O encontro reuniu representantes de cerca de 60 operadoras competitivas ligadas à Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp). A entidade representa segmentos como telefonia, banda larga, TV por assinatura, data centers e cabos submarinos.