EMBATE POLÍTICO

Deputados saem em defesa do governador após Janad declarar oposição

20 AGO 2025 • POR Da Redação • 13h30
Apesar do anúncio de oposição, aliados do governo reforçam diálogo e evitam confrontos diretos com a deputada - Koró Rocha

Na sessão desta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Tocantins, deputados da base do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reforçaram o discurso de estabilidade e diálogo da gestão. O movimento ocorreu após a deputada Janad Valcari (PL) anunciar oficialmente que atuará como oposição.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

CRÍTICAS AO GOVERNO

Em seu pronunciamento, Janad apontou supostas irregularidades em contratos da Secretaria de Turismo e criticou o que chamou de falta de respeito do governo com os parlamentares. A deputada afirmou que, a partir de agora, levará denúncias diretamente aos órgãos de controle.

RESPOSTA DA BASE

Os aliados do Palácio Araguaia evitaram embates diretos, mas defenderam a transparência da gestão. O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), disse que não hesitará em denunciar irregularidades caso as identifique: “Eu não espero ser oposição para denunciar, não. Eu pronuncio na hora”.

RESULTADOS DO GOVERNO

O líder governista, Ivory de Lira (PCdoB), ressaltou avanços da administração Wanderlei Barbosa, como crescimento acima da média nacional e redução do desemprego. Ele também defendeu que grandes shows culturais só ocorram quando não houver obras prioritárias pendentes nos municípios.

POSIÇÃO INDEPENDENTE

Janad reforçou sua postura de independência: “Meu mandato não pertence ao governo. Pertence a Deus e ao povo. Se tem uma coisa que eu tenho, é coragem”. Ela anunciou que já apresentou provas de supostas irregularidades aos órgãos competentes.

CLIMA DE DIÁLOGO

Deputados da base, como Valdemar Júnior (Republicanos), destacaram que o governo mantém portas abertas: “Com a maturidade política do governador Wanderlei Barbosa, teremos soluções para qualquer dificuldade que a deputada ou outro parlamentar venha a enfrentar”.