VACINAÇÃO E TESTES RÁPIDOS

Prefeitura de Araguaína amplia ações contra hepatites virais

21 AGO 2025 • POR Da Redação • 10h29
Para receber os serviços, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF e cartão do SUS - Thiago Santos

Durante todo o mês de agosto, a população de Araguaína pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para vacinação, testes rápidos e orientações sobre hepatites virais. Além dos atendimentos diários, várias unidades promovem o Dia D com reforço nas ações de prevenção.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM 22 UBS

As 22 unidades oferecem gratuitamente vacinas, testagem e orientações para toda a população, com prioridade para quem ainda não completou o esquema vacinal ou nunca fez o teste para hepatites. Para ser atendido, é necessário apresentar cartão de vacinação, CPF e cartão do SUS.

CAMPANHA SEGUE MOVIMENTO NACIONAL

As ações complementam a campanha nacional Julho Amarelo, que foi estendida em Araguaína para reforçar a conscientização.

“Essa mobilização é essencial para prevenir complicações graves. O esforço conjunto do município, profissionais de saúde e comunidade é fundamental para avançarmos na luta contra as hepatites”, destacou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

VACINAÇÃO DISPONÍVEL PARA TODAS AS IDADES

A vacina contra a hepatite B é indicada para todas as idades, em três doses. Já a hepatite A tem dose única e é recomendada para crianças a partir de 15 meses. Em Araguaína, a cobertura vacinal da hepatite B está em 73,88% e da hepatite A em 71,30%.

DIA D MOBILIZA COMUNIDADE

Somente na UBS Araguaína Sul, mais de 250 pessoas buscaram o serviço neste ano. Além das hepatites, também são oferecidos testes para HIV e sífilis. A estudante Keila Araújo, de 22 anos, participou da ação e reforçou a importância da vacinação: “É sobre a nossa saúde. Mantenham o cartão de vacina atualizado e façam o teste rápido”, disse.

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS AÇÕES

DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS

A testagem rápida identifica as hepatites B e C, que geralmente não apresentam sintomas no início. Em Araguaína, foram registrados 30 casos em 2024 e 16 até julho de 2025. Atualmente, 26 pacientes estão em tratamento no Hospital de Doenças Tropicais (HDT). A hepatite B pode ser prevenida com vacina e a hepatite C tem cura em até 95% dos casos quando tratada precocemente.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO

As hepatites A e E são transmitidas por água ou alimentos contaminados, enquanto as hepatites B, C e D são transmitidas por sangue, relações sexuais desprotegidas e da mãe para o filho. O risco também existe no compartilhamento de lâminas, alicates, materiais de piercing, tatuagem e instrumentos cirúrgicos sem a devida higienização.