Seleção para cursos de graduação do IFTO será feita por notas do Exato e Sisu
22 AGO 2025 • POR Da Redação • 08h50
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) anunciou que não realizará mais vestibular para ingresso em cursos de graduação. A partir de agora, a seleção será feita exclusivamente por meio das notas do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
COMO SERÁ A NOVA SELEÇÃO DE ALUNOS
Segundo o IFTO, as vagas disponíveis serão ofertadas por meio do programa Acesso IFTO, que utiliza as notas obtidas no Exato.
O QUE É O EXATO
O Exato foi criado para ampliar as oportunidades de ingresso no ensino superior no Tocantins. Com apenas uma prova, os estudantes podem concorrer a vagas em diferentes instituições, já que a nota é aceita pelo IFTO, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
INSCRIÇÕES PARA O EXATO ESTÃO ABERTAS
As inscrições para o Exato, referente ao primeiro semestre de 2026, estão abertas até 10 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 70 e pode ser paga até 11 de setembro. A prova será aplicada no dia 19 de outubro, e o resultado final está previsto para 18 de novembro.
CIDADES ONDE A PROVA SERÁ APLICADA
Para facilitar a participação dos candidatos, o exame será realizado em 14 cidades do Tocantins:
Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.