Criança morre em casa e pais são investigados por omissão de socorro
3 SET 2025 • POR Da Redação • 20h21
A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de uma criança de 2 anos em Jardim Maranguape, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. De acordo com as informações apuradas, os pais do menino são irmãos consanguíneos por parte de mãe.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
MORTO DEIXADO NO SOFÁ
O caso foi registrado na segunda-feira (1º/9) pela Força-Tarefa de Homicídios Metropolitana Norte como “morte a esclarecer sem indício de crime”. Segundo a conselheira tutelar Cláudia Roberta, o pai relatou que a criança teve uma convulsão no domingo (31/8), mas foi deixada deitada no sofá de casa por cerca de 24 horas.
OMISSÃO DE SOCORRO
A conselheira tutelar afirmou que os pais tentaram reanimar o menino, sem sucesso, e questionou a falta de socorro imediato, já que uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficava próxima da residência.
“Houve uma omissão de socorro. Se a criança já estava lá há 24 horas falecida, por que o pai não chamou o Samu ou a polícia ou levou a criança no braço?”, declarou Cláudia Roberta.
INTERVENÇÃO DO CONSELHO TUTELAR
Vizinhos perceberam que a criança estava morta no sofá e acionaram a polícia. Na manhã de segunda-feira, os agentes estiveram no local, mas a casa estava fechada. Mais tarde, o pai entrou em contato com a polícia relatando o ocorrido.
O menino já havia sido acolhido em outra ocasião, mas foi devolvido aos pais por decisão judicial. Outra filha do casal, de 9 meses, foi retirada pelo Conselho Tutelar, sem apresentar sinais de maus-tratos.
DEPOIMENTOS E INVESTIGAÇÃO
Os pais prestaram depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nesta terça-feira (2). A Polícia Civil continua a investigação para apurar as circunstâncias da morte e responsabilidades envolvidas.