Bondinho turístico de Lisboa descarrilha, tomba deixando 15 mortos e 18 feridos
3 SET 2025 • POR Da Redação • 18h34
Um dos principais pontos turísticos de Lisboa, o Elevador da Glória, descarrilou e tombou nesta quarta-feira (3), provocando a morte de 15 pessoas e deixando ao menos 18 feridos. Entre as vítimas está uma criança de 3 anos, que se encontra em estado estável. Outras cinco pessoas permanecem em estado grave.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
INVESTIGAÇÃO SOBRE A CAUSA
Segundo a emissora SIC, o acidente foi causado pelo rompimento de um cabo. Já a RTP afirma que há suspeita de falha no sistema de freios. O Ministério Público de Portugal abriu investigação para apurar as circunstâncias da tragédia.
PANCADA VIOLENTA
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o bondinho destruído após se chocar contra um prédio. Uma testemunha relatou à SIC: "Bateu com uma força brutal e se despedaçou como uma caixa de papelão. Foi uma pancada muito forte, algo impressionante. Não tinha nenhum tipo de freio".
VÍTIMAS PORTUGUESAS E ESTRANGEIRAS
De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entre os mortos e feridos há portugueses e estrangeiros. O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, informou que não há brasileiros entre as vítimas.
LUTO NACIONAL EM PORTUGAL
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou luto nacional para esta quinta-feira (4) e manifestou pesar às famílias das vítimas. "O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes", disse em nota oficial.
HISTÓRICO DO ELEVADOR DA GLÓRIA
O funicular, que liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, funciona desde 1885 e pode transportar até 43 passageiros. Em 2022 passou por uma reparação geral e, em 2024, recebeu manutenção periódica. O percurso do bondinho é de cerca de 265 metros pela Calçada da Glória.