Delegado Bruno Azevedo reassume comando da Segurança Pública do TO
9 SET 2025 • POR Da Redação • 20h51O delegado Bruno Azevedo reassumiu nesta terça-feira (9) o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo governador em exercício, Laurez Moreira.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A solenidade de reintegração, realizada no gabinete do secretário, contou com a presença de diretores e superintendentes da pasta, além do delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, e representantes da Delegacia-Geral.
CONTINUIDADE NA GESTÃO
Durante a reunião, Bruno Azevedo destacou a importância da continuidade administrativa e reafirmou os compromissos da gestão.
“É uma satisfação reassumir a Secretaria de Segurança Pública e dar prosseguimento aos projetos já em andamento. Nosso foco é garantir celeridade ao concurso público da instituição, manter operações contra organizações criminosas e avançar em projetos estruturantes, como a Cidade da Polícia Civil, sempre visando a redução da criminalidade”, afirmou.
RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, ressaltou a relevância da recondução de Bruno Azevedo e o caráter institucional da pasta.
“Este ato reafirma que a SSP e a Polícia Civil atuam de forma republicana, com dedicação ao Estado e à sociedade. Recebemos com entusiasmo essa nomeação e nos comprometemos com a gestão e os projetos em andamento”, declarou.
O secretário-executivo da SSP, Reginaldo de Menezes Brito, também reforçou a parceria. “Quero expressar minha gratidão às equipes operacionais, que se destacam pelo comprometimento. Reitero meu apoio ao secretário Bruno Azevedo, com quem dividimos a responsabilidade de conduzir a pasta com foco no bem-estar da sociedade tocantinense”, disse.
PERFIL DO SECRETÁRIO
Natural de Paraíso do Tocantins, Bruno Azevedo é delegado de polícia desde 2009. Formado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), possui especialização em Direito Público, com ênfase em assessoria governamental e combate à corrupção.
Entre os cargos de destaque, atuou na chefia da Diretoria de Inteligência e Estratégia, criou o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro e estruturou a primeira Delegacia de Combate à Corrupção (Dracma). Também tem atuação reconhecida no enfrentamento a facções criminosas.
Desde 2022, preside o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), sendo reeleito em 2024. Paralelamente, é docente em instituições de ensino superior e professor universitário em Palmas.