EM ARAGUAÍNA

Caos no atendimento: crianças com autismo enfrentam estresse e calor em prédio velho da prefeitura

10 SET 2025 • POR Da Redação • 18h40
"É uma situação muito precária, o bebedouro tá só de enfeite no prédio, é muito quente. As crianças ficam estressadas, choram e já teve caso até de uma psicóloga passar mal por conta da quentura". - Colagem Portal O Norte

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Araguaína estão sendo atendidas em estrutura precária e insalubre no antigo prédio da prefeitura. É o que aponta uma denúncia encaminhada ao Portal O Norte por pais revoltados com a situação. 

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

CLÍNICA EM REFORMA

Conforme a denunciante, desde junho deste ano, a Clínica Escola Mundo Autista do Município está em reforma. Durante esse período os pais afirmam que os atendimentos foram transferidos para o antigo prédio da prefeitura.

Imagens enviadas à reportagem mostram o estado precário do local, afetando tanto pais e crianças quanto os profissionais que atuam no espaço.

RELATOS DE DESCONFORTO

É uma situação muito precária, o bebedouro tá só de enfeite no prédio, é muito quente. As crianças ficam estressadas, choram e já teve caso até de uma psicóloga passar mal por conta da quentura”, relatou uma mãe, que preferiu não se identificar.

OBRA EM ANDAMENTO

Ainda segundo a denunciante, a prefeitura teria informado que a reforma da clínica seria entregue em agosto, mas até agora não foi concluída. “Não tem condição de continuar recebendo atendimento nessa estrutura da prefeitura velha. O prefeito precisa arrumar outro lugar, porque nossas crianças já vivem com o mínimo do mínimo”, desabafou.

POSIÇÃO DA PREFEITURA

O Portal O Norte procurou a prefeitura de Araguaína para esclarecimentos sobre a situação. Em nota a prefeitura informou que os atendimentos pedagógicos, foram transferidos na última quinta-feira, 4 de setembro, para o prédio da Prefeitura de Araguaína, localizado na Rua 25 de Dezembro, Centro.

Sobre as condições insalubres, o município afirmou que as salas onde os atendimentos pedagógicos estão sendo realizados de forma temporária, já estão passando por adequações, que incluem a instalação de ar-condicionado, adequações do banheiro, entre outras melhorias identificadas pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Educação.

Ainda conforme o município, a previsão é que até a próxima terça-feira, 16 de setembro, todos os ajustes tenham sido concluídos para garantir o conforto dos usuários e qualidade dos atendimentos.

O município não informou a previsão de entrega da obra de reforma na clínica. 

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA PORTAL O NORTE – ATENDIMENTO PEDAGÓGICO CLÍNICA ESCOLA MUNDO AUTISTA

A Prefeitura de Araguaína informa que devido a obra de reestruturação do prédio onde funciona a Clínica Escola Mundo Autista do Município, que atende crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de forma gratuita, os atendimentos foram temporariamente transferidos para polos alternativos, garantindo a continuidade do tratamento de todos os usuários do serviço.

Os atendimentos na área da saúde estão sendo realizados na sede da Associação Mundo Autista, que fica ao lado da Clínica Escola. Já os atendimentos pedagógicos, foram transferidos na última quinta-feira, 4 de setembro, para o prédio da Prefeitura de Araguaína, localizado na Rua 25 de Dezembro, Centro.

As salas onde os atendimentos pedagógicos estão sendo realizados de forma temporária, já estão passando por adequações, que incluem a instalação de ar-condicionado, adequações do banheiro, entre outras melhorias identificadas pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Educação. A previsão é que até a próxima terça-feira, 16 de setembro, todos os ajustes tenham sido concluídos para garantir o conforto dos usuários e qualidade dos atendimentos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por O NORTE | QUEM É DAQUI ACESSA! (@portalonorte)