Governo do TO divulga edital de remoção interna para professores efetivos
11 SET 2025 • POR Da Redação • 09h09
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou nessa quarta-feira, 10, no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado definitivo do edital de remoção interna para professores efetivos da rede estadual.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O processo, lançado em 13 de agosto, ofereceu 490 vagas para mudança de lotação dentro da estrutura da pasta, de acordo com a disponibilidade e a área de atuação.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Para definir a classificação, foram considerados critérios como tempo de serviço, idade e número de faltas não justificadas. A publicação das portarias de remoção está prevista para 29 de setembro, e os professores começarão nas novas unidades a partir do ano letivo de 2026.
REDISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
Após a conclusão do processo de remoção, será publicado o edital de redistribuição para preencher vagas remanescentes do concurso de 2023. A medida faz parte do Protocolo de Intenções firmado entre Seduc, Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO) e Ministério Público do Tocantins (MPTO), que garante a realocação de cargos ainda disponíveis.
CONCURSO DA EDUCAÇÃO
Realizado em 2023, o concurso marcou o retorno das seleções públicas após 14 anos, com 5 mil vagas ofertadas para professores regentes, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. Até agora, já foram convocados 4.394 profissionais, incluindo 1.102 excedentes.
Apesar do avanço, disciplinas como Matemática, Química e Física ainda registram falta de aprovados em algumas localidades. Com o edital de redistribuição, candidatos excedentes poderão ser convocados para ocupar essas vagas, conforme a necessidade em cada município.