EM GURUPI

TCE suspende licitação de R$ 7 milhões em Gurupi por irregularidades graves

12 SET 2025 • POR Da Redação • 08h40
Falhas graves em pregão da Prefeitura de Gurupi levam TCETO a intervir na gestão de Josi Nunes - Divulgação

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) determinou a suspensão imediata de uma licitação da Prefeitura de Gurupi, estimada em R$ 7 milhões, destinada à contratação de serviços de sinalização horizontal e vertical em vias urbanas. A medida cautelar foi expedida pela conselheira Doris de Miranda Coutinho, após denúncia apontar falhas graves no edital do pregão eletrônico, conduzido pela gestão da prefeita Josi Nunes (União Brasil).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

IRREGULARIDADES IDENTIFICADAS

O edital apresenta problemas que comprometem a lisura do certame, como:

RISCO AO INTERESSE PÚBLICO

A conselheira Doris Coutinho destacou que as falhas podem gerar sobrepreço, serviços de baixa qualidade e risco ao interesse público. Segundo ela, o valor do certame é elevado mesmo em comparação com contratos similares em cidades maiores, como Palmas.

MEDIDAS DETERMINADAS

Com a decisão, ficam suspensos todos os atos relacionados ao pregão eletrônico, incluindo assinatura de contratos, pagamentos e adesões, até que os responsáveis apresentem justificativas e adotem medidas corretivas exigidas pelo TCETO.

PRAZO PARA ESCLARECIMENTOS

Foram citados para prestar esclarecimentos a secretária de Infraestrutura de Gurupi, Juliana Passarin, o pregoeiro Renan Gustavo Martins dos Santos e o engenheiro Gustavo Pereira Garcia, que têm 15 dias para enviar defesa.

POSICIONAMENTO DO MUNICÍPIO

O município informou à Quinta Relatoria que cumprirá a decisão, suspendendo o edital. O despacho completo está disponível no Boletim Oficial do TCETO nº3795.