Defesa anuncia recurso contra condenação de Bolsonaro no STF
12 SET 2025 • POR Da Redação • 10h20
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai recorrer da condenação imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Na quarta-feira (10), os ministros decidiram aplicar pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. Bolsonaro foi condenado por crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
NOTA DOS ADVOGADOS
Em nota divulgada nesta quinta-feira (11), os advogados Celso Vilardi e Paulo Amador da Cunha Bueno classificaram a condenação como “absurdamente excessiva e desproporcional”.
Eles informaram que vão ingressar com recursos contra a decisão, inclusive em cortes internacionais.
“A defesa do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal com respeito. Contudo, não pode deixar de manifestar profunda discordância e indignação”, diz o comunicado.
ARGUMENTOS DA DEFESA
Os advogados afirmaram que Bolsonaro nunca atentou contra o Estado Democrático de Direito e não participou de qualquer plano relacionado aos atos de 8 de janeiro.
A defesa também contestou a forma como o julgamento foi conduzido, defendendo que o caso deveria ter sido analisado pela primeira instância ou pelo Plenário do STF.
Segundo os representantes, a falta de tempo para análise da prova teria comprometido o direito de defesa.