PCCR DA EDUCAÇÃO

Professores cobram posicionamento do governo e ameaçam paralisação

18 SET 2025 • POR Da Redação • 08h25
Profissionais da educação vão avaliar encaminhamentos do plano - Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) convocou os profissionais da rede estadual para uma assembleia online nesta quarta-feira (17). A reunião acontecerá pela plataforma Zoom, com link de acesso disponibilizado pelas diretorias regionais.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

COBRANÇA AO GOVERNO DO ESTADO

O Sintet lembrou que o governo havia se comprometido a enviar o projeto do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) à Assembleia Legislativa até esta terça-feira (16). Mesmo com a troca de gestão, o sindicato reforçou a necessidade de que o plano seja tratado como política de Estado, e não de governo.

POSSIBILIDADE DE ESTADO DE GREVE

Na assembleia, a categoria poderá deliberar sobre a decretação de estado de greve caso não haja avanços concretos nas negociações. O presidente do Sintet, José Roque, ressaltou a urgência no andamento do projeto, lembrando que a discussão já acontece há mais de um ano.

OUTROS TEMAS EM PAUTA

Além do PCCR, a assembleia também abordará a regulamentação da lei sobre formação de professores, incluindo a liberação para capacitação, e a defesa da eleição direta para diretores de escolas.

REUNIÕES COM O GOVERNO

Na última reunião realizada em 12 de setembro, o secretário de Educação, Hércules Jackson, comprometeu-se a priorizar os encaminhamentos do plano. O Sintet também solicitou encontro com a nova secretária da Casa Civil, que já conhece a proposta, para avançar nas discussões.