Cavalo abandonado é resgatado com fome e desidratado
19 SET 2025 • POR Da Redação • 18h01
Um cavalo abandonado foi resgatado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e por Muladeiros de Paraíso, após denúncia de um morador. O animal foi encontrado no setor Milena II em condições críticas, desidratado, faminto e debilitado.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CUIDADOS DE EMERGÊNCIA
De acordo com a prefeitura, o cavalo não pôde ser levado de imediato ao abrigo Jovens de Valor, devido ao seu estado de saúde frágil. Ele recebeu atendimento emergencial no local, sendo medicado, hidratado e alimentado em uma área com sombra.
ANIMAL SEM IDENTIFICAÇÃO
Além da desidratação e da fome, a equipe da Sema identificou que o cavalo apresentava obstrução no canal fecal. O animal não possui marcas de propriedade, o que dificulta a identificação de um possível dono. A transferência para o abrigo deve ocorrer nesta sexta-feira (19), caso seu estado permita.
Cavalo abandonado é encontrado em estado crítico e resgatado na cidade Paraíso — Foto: Prefeitura de Paraíso/Divulgação
AÇÕES DA PREFEITURA
Desde o início de 2025, o município intensificou o recolhimento de animais de grande porte soltos na cidade, medida prevista no Código de Postura de Paraíso. A legislação proíbe a criação desses animais em vias públicas e estabelece multa superior a R$ 2 mil por animal.
DESTINO DOS ANIMAIS
Caso o responsável não compareça em até cinco dias para retirar o animal e pagar a multa, a lei permite que eles sejam doados a instituições sem fins lucrativos, como forma de garantir um destino adequado.