Trump elogia Lula e marca encontro para semana que vem
23 SET 2025 • POR Da Redação • 12h36O presidente americano Donald Trump elogiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23). Trump chamou o brasileiro de “um bom homem” e afirmou que os dois devem se encontrar na próxima semana.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ENCONTRO RÁPIDO, MAS COM “QUÍMICA”
Segundo Trump, o primeiro contato entre eles desde que ambos voltaram ao poder foi breve, “uns 20 ou 30 segundos”, mas suficiente para trocar abraços e marcar uma reunião. “Ele gostou de mim, eu gostei dele. Eu só faço negócios com pessoas de quem gosto”, declarou o republicano, destacando a “excelente química” no encontro.
TARIFAS NA PAUTA
Apesar do tom amistoso, Trump criticou o Brasil ao falar sobre tarifas impostas contra produtos brasileiros. Ele justificou a medida como resposta a “censura, repressão e perseguição política” que, segundo ele, afetam cidadãos americanos e de outros países.
LULA DEFENDE DIÁLOGO
Pouco antes da Assembleia da ONU, Lula afirmou em entrevista que estava “pronto para conversar” sobre a tarifa de 50% aplicada em julho. O presidente brasileiro disse não ter “problema pessoal” com Trump e garantiu que iria cumprimentá-lo caso se encontrem nos corredores da ONU.
“O que não tem negociação é a soberania nacional. Mas em comércio, economia e tributação, sempre há espaço para sentar e negociar”, declarou.
CRÍTICAS ÀS SANÇÕES
Em seu próprio discurso, Lula não citou diretamente os Estados Unidos, mas condenou o aumento de “sanções arbitrárias e intervenções unilaterais”, que, segundo ele, estariam se tornando regra no cenário internacional.