INDICADORES SOCIAIS

Ranking coloca Araguaína entre as 10 melhores cidades do Tocantins para se viver: veja a lista

24 SET 2025 • POR Da Redação • 18h48
Araguaína conquistou o terceiro lugar, com 61,42 pontos. - Nossa Araguaína/Instagram

O Índice de Progresso Social (IPS) de 2025 avaliou a qualidade de vida nos 139 municípios do Tocantins a partir de 57 indicadores sociais e ambientais. O Estado registrou média de 58,76 pontos, abaixo da nacional, que foi de 61,96.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PALMAS LIDERA E GANHA DESTAQUE NACIONAL

Palmas obteve 68,18 pontos e garantiu a melhor colocação da região Norte, além de figurar entre as 10 capitais mais bem avaliadas do Brasil.

Entre os pontos fortes da capital estão: saúde e bem-estar, oportunidades, liberdades individuais, qualidade do meio ambiente e acesso à educação superior.

Por outro lado, a cidade enfrenta desafios em segurança pessoal, violência contra jovens e mulheres, acidentes de trânsito, cobertura vacinal de poliomielite e internet móvel.

COLINAS E ARAGUAÍNA COMPLETAM O TOPO DO RANKING

Colinas do Tocantins ficou em segundo lugar no Estado, com 61,94 pontos. O município se destacou em oportunidades, mas a taxa de mortalidade por condições sensíveis à atenção primária preocupa.

Araguaína conquistou o terceiro lugar, com 61,42 pontos. Entre os pontos positivos estão acesso à cultura, esporte e lazer, direitos humanos e acesso à informação. Já a inclusão social é apontada como maior fragilidade.

DEMAIS MUNICÍPIOS NO TOP 10

Além de Palmas, Colinas e Araguaína, integram o grupo das 10 melhores cidades do Tocantins:

OS MUNICÍPIOS COM PIOR AVALIAÇÃO

Na outra ponta do ranking, Recursolândia apresentou a menor nota, 45,46 pontos, figurando entre as 30 cidades com pior qualidade de vida do Brasil.
Em seguida aparecem Itapiratins, Rio Sono, Tocantínia (46,22) e Goiatins (47,1).

LEVANTAMENTO COMPLETO

O estudo foi realizado em todo o país e traz um panorama sobre desenvolvimento social, oportunidades e qualidade de vida. O ranking completo pode ser acessado no portal oficial da pesquisa.