Turismo brasileiro cresce enquanto Tocantins fecha julho em queda
25 SET 2025 • POR Da Redação • 09h02
O setor de turismo no Tocantins apresentou queda de 5,7% no faturamento em julho de 2025, em comparação ao mesmo mês de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela FecomercioSP, com base em informações do IBGE.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A retração acompanha o cenário de estados como Minas Gerais (-7,3%) e Santa Catarina (-6%).
CRESCIMENTO EM OUTROS ESTADOS
Enquanto o Tocantins e parte do país registraram queda, alguns estados tiveram resultados expressivos, como:
-
Rio Grande do Sul: +24,6%
-
Mato Grosso do Sul: +12,9%
-
Amazonas: +10,9%
-
Ceará: +6,7%
TURISMO NACIONAL EM ALTA
Apesar da queda em algumas regiões, o turismo brasileiro apresentou crescimento. Entre janeiro e julho, o setor movimentou R$ 127,7 bilhões, alta de 6,5% em relação ao mesmo período de 2024. Esse foi o melhor desempenho para os sete primeiros meses do ano desde 2012.
Somente em julho, o faturamento do setor no país alcançou R$ 19,7 bilhões, 4,3% acima do registrado no mesmo mês do ano passado.
FATORES QUE INFLUENCIAM O SETOR
De acordo com a FecomercioSP, o crescimento nacional é impulsionado por fatores como mercado de trabalho aquecido e redução gradual da inflação, que favorecem o orçamento familiar e permitem maior planejamento de viagens, inclusive parceladas.
PERSPECTIVAS
A entidade avalia que, nos próximos meses, a retomada das viagens corporativas deve ajudar a manter o setor em expansão, com ritmo acima do observado em outros segmentos da economia.