Seleção Brasileira convoca atleta tocantinense para disputar o Parapan no Chile
26 SET 2025 • POR Da Redação • 19h34
Aline Jordânia de Carvalho Santos, de 20 anos, natural de Araguanã, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que serão realizados no Chile, de 31 de outubro a 9 de novembro. Atualmente no 4º período de Educação Física, a jovem começou a se destacar no atletismo ainda estudante da rede estadual.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
TRAJETÓRIA NO ESPORTE
O talento de Aline foi descoberto aos 13 anos, durante aulas de Educação Física no Colégio Estadual Machado de Assis. Desde 2018, ela se tornou referência nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Tocantins.
A atleta já conquistou nove medalhas nas Paralimpíadas Escolares, incluindo ouro em atletismo em 2019 e dois recordes no peso e na pelota. Em 2021, foi vice-campeã em peso, dardo e disco; em 2022, conquistou três medalhas; e em 2023, migrando para o halterofilismo, garantiu o vice-campeonato na categoria até 61 kg.
O IMPACTO DO ESPORTE
“Em 2018, quando participei pela primeira vez dos Parajets, não fazia ideia de que isso iria mudar a minha vida para sempre. O amor pelo esporte despertou em mim o desejo de cursar Educação Física e, quem sabe, ser técnica um dia”, conta Aline.
O professor de Educação Física e treinador Rafael Gabarrão destacou que programas como os Parajets são fundamentais para revelar talentos e abrir novos caminhos. “Ver a Aline chegar ao Parapan é a prova de que investir em programas como esse transforma vidas e abre caminhos que antes pareciam impossíveis”, afirmou.
CONVOCAÇÃO INTERNACIONAL
Com a convocação confirmada, Aline revela ansiedade e orgulho. “Cada competição foi um degrau que me trouxe até aqui. Estou muito ansiosa pela primeira competição internacional. Representar o Brasil é um sonho e uma grande responsabilidade. Quero dar o meu melhor para retribuir todo o apoio que recebi da minha escola, família, treinador e Clube ACS”, disse a atleta.
Tiago Evangelista, diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação, reforçou o papel das escolas na descoberta de talentos e na inclusão. “Histórias como a da Aline mostram a força transformadora da educação e do esporte. Ela leva o nome do Tocantins para o mundo e inspira outros estudantes a acreditarem em seus sonhos”, destacou.
Descoberta nos Parajets, Aline Jordânia vai disputar o Parapan-Americanos de Jovens no Chile / Foto: Divulgação